Constantemente recebo perguntas, , sobre como funciona os anúncios no Google, o que são anúncios Google, como eu faço para criar um anuncio no adwords, etc.
Resolvi criar esse artigo explicando de forma bem simplificada como funciona os anúncios no Google adwords e alguns formatos que você pode utilizar com essa ferramenta.
Vamos lá.

Google Adwords – o que é?

É a fonte de publicidade do Google. É o canal por onde 97% dos quase 38 bilhões de dólares do faturamento entram para o Google.
Esse sistema de publicidade cobra por Custo por Clique (CPC) e Custo por mil impressões (CPM) que são os anúncios em forma de links encontrados no Google ou Youtube relacionados às palavras-chave pesquisadas.

Anuncio no Google – O que é

O Google, através de sua plataforma, permite que pessoas e empresas divulguem seus produtos, serviços ou informes através de anúncios.

Portanto, anúncio nada mais é do que a exposição de seu produto ou serviço na plataforma do Google através de links, que podem ser pesquisados pelos internautas.

Esses anúncios podem ser feito no formato de texto, gráficos, fotos, vídeos e muito mais. Falaremos sobre isso mais à frente.

Como funciona os anúncios no Google Adwords?

Toda vez que alguém realiza uma pesquisa no Google, é preciso que tenha palavras-chave. Ou seja, alguém digita o que está procurando, e clica em pesquisar.
Em seguida temos vários anúncios, que aparecem na tela, baseado no termo, ou palavra chave informado.

Quanto mais específico for o conteúdo da palavra chave relacionado com a busca realizada, melhor.

Esses anúncios foram gerados ou a partir de uma campanha patrocinada, ou através da pesquisa do Google em sites ou blogs, gerando anúncios orgânicos.

Anúncios Patrocinados aparecem em destaque, na cor verde, e com uma etiqueta informando se tratar de anuncio.

Quando uma campanha é bem criada, e o uso de palavras-chave são bem aplicados, a tendência de aparecer entre os três primeiros anúncios aumenta significativamente.

Como crio um anuncio no Google?

Criar um anúncio no Google é muito fácil. Você só precisa ter uma conta no site do Google Adwords e montar sua campanha baseado em seus objetivos. Você pode usar um dos quatro formatos de anúncios para isso:

• Anúncios na Rede de pesquisa
• Anúncios de Display(Banners)
• Anúncios no Youtube
• Anúncios para aplicativos

Os Anúncios na Rede de pesquisa são exibidos na página de pesquisa do Google, e são divulgados baseado nos termos utilizados por você na campanha do anuncio criado. Levando o cliente ao seu site ou blog. Só permite o uso de textos, não cabendo aqui outros formatos de mídia.

Anúncios de banner permitem o mais variado tipo de mídia: gifs, fotos, gráficos , textos e outros. Você divulgando seu material em sites, blogs, sites de noticiários específicos ao seu interesse.

Criação de vídeos também é uma maneira muito interessante de criar anúncios. Isso é feito através do Youtube, que também pertence ao Google

E se você tem um aplicativo, o Google tem uma forma específica de anuncio, ajudando seu aplicativo a chegar mais longe, alcançando ainda mais pessoas relevantes ao seu negócio.

Os anúncios do Google atingem praticamente 90% de todos os internautas no mundo todo.
As possibilidades são infinitas e os custos são muito menores se comparado às outras formas de mídias. Sem falar no alcance de público segmentado ao seu interesse.

E aí gostou? Que tal começar e criar seu primeiro anúncio no Google?
Te vejo no Google. ; )

Gustavo Coelho especialista em Google Adwords © 2018 Todos os direitos reservados.