Se você está tentando dominar o CPC, precisa de um sólido entendimento do Índice de qualidade, ou Quality Score – QS, como é conhecido em Inglês.

Isso porque seus Índices de qualidade têm enorme influência sobre o custo e a eficácia de suas campanhas de pesquisa paga.

Assim como sua pontuação de crédito pode afetar se você se qualifica ou não para um empréstimo e quão alta é sua taxa de juros, o Índice de qualidade do Google afeta o desempenho de seus anúncios de PPC e quanto você paga por clique.

Por que o Índice de qualidade é importante?

Do ponto de vista do Google, o Índice de qualidade é importante porque representa a relevância de seus anúncios para as consultas de pesquisa dos usuários.

O Google é o principal mecanismo de pesquisa de usuários e deseja mantê-lo assim, e o Índice de qualidade ajuda a garantir que os anúncios exibidos pelos usuários sejam relevantes para suas consultas de pesquisa.

Do ponto de vista de um anunciante, o Índice de qualidade é extremamente importante por vários motivos.

Essa métrica determina se uma palavra-chave está qualificada para participar de um leilão e, portanto, se seu anúncio será exibido para a consulta de um usuário na Rede de Pesquisa do Google.

Além disso, o Índice de qualidade, junto com o lance de CPC, determina a classificação do anúncio, e isso é muito importante, especialmente para anunciantes com um orçamento limitado.

A fórmula de classificação de anúncios da Rede de Pesquisa do Google é a seguinte:

Classificação do anúncio = lance de CPC × Índice de qualidade

Com o Índice de qualidade como fator determinante da classificação do anúncio, os anunciantes com orçamentos pequenos podem trabalhar duro para otimizar suas contas e podem acabar nas melhores posições de anúncios, mesmo que o lance seja menor do que o dos concorrentes com um Índice de qualidade menor.

O Índice de qualidade também afeta o posicionamento do anúncio na Rede de Display do Google.

Veja agora os Tipos de Índice de Qualidade.

• Índice de qualidade no nível da conta

O Índice de qualidade no nível da conta é o resultado do desempenho histórico de todas as palavras-chave e anúncios em uma conta.

O Google não confirma a existência desse Índice de qualidade, mas geralmente é aceito que existem diferentes níveis de Índice de qualidade além do Índice de qualidade visível no nível da palavra-chave.

• Índice de qualidade do grupo de anúncios

O Índice de qualidade no nível do grupo de anúncios é uma maneira de determinar em quais áreas você precisa trabalhar em uma campanha.

Por exemplo, se você tiver um QS de baixa palavra-chave em um grupo de anúncios, mas sua média geral for 7, em comparação a um grupo de anúncios com uma média de 4, você terá uma idéia clara de onde precisa se concentrar primeiro.

Trabalhar em suas áreas QS médias mais baixas em primeiro ajuda você a obter um ROI melhor.

• Índice de qualidade no nível da palavra-chave

Este é o Índice de qualidade em que o Google emite suas palavras-chave e é visível na interface do Google Adwords.

O Índice de qualidade de uma palavra-chave é pontuado em uma escala de 1 a 10, sendo 1 ruim e 10 ótimo.

Sua pontuação no nível da palavra-chave é calculada pelo desempenho das consultas de pesquisa que correspondem exatamente à sua palavra-chave.

Portanto, seu Índice de qualidade será o mesmo para uma palavra-chave, independentemente do tipo de correspondência.

• Índice de qualidade no nível do anúncio

Os anúncios que você exibe em cada um de seus grupos de anúncios terão uma taxa de cliques diferente, o que é um fator que ajuda a determinar o Índice de qualidade.

Se você tiver muitos anúncios de CTR baixos em seus grupos de anúncios, eles poderão estar contribuindo para um Índice de qualidade baixo, já que o Google Adwords considera todos os seus anúncios ao calcular suas pontuações.

Uma maneira de dar à sua conta um impulso natural de CTR é incluir anúncios de inserção dinâmica de palavras-chave (DKI) para suas campanhas da Rede de Pesquisa.

• Índice de qualidade da página de destino

O Google sempre proclama seus três principais fatores de qualidade da página de destino: conteúdo relevante e original, transparência e navegabilidade.

O Google quer forçar os anunciantes a criar sites de qualidade que os usuários do Google considerem úteis e relevantes, e é por isso que eles são o principal mecanismo de pesquisa.

A qualidade da página de destino não deve ser apenas importante para o Google, também deve ser importante para os anunciantes.

Aderir às diretrizes de uma boa página de destino também tem maior probabilidade de ajudar um anunciante a transformar visitantes em clientes e melhorar o ROI.

• Índice de qualidade para dispositivos móveis

Para celular, o Google afirma que o Índice de qualidade é calculado da mesma maneira, independentemente da plataforma de dispositivo escolhida (computadores, iPad e smartphones etc.); no entanto, o sistema leva em consideração a distância entre o usuário e o local da empresa, quando disponível, para o Índice de qualidade de anúncios para dispositivos móveis usando dados de localização e extensões de local do dispositivo.

Gustavo Coelho especialista em Google Adwords © 2018 Todos os direitos reservados.