Um poderoso sistema que atinge mais de dois milhões de Websites e 90% dos usuários da Internet, a Rede de Display do Google pode exibir seus anúncios para públicos-alvo em todo o mundo.

Alcance-os quando estiverem visualizando um vídeo de notícias, jogando um jogo no smartphone ou até mesmo enquanto eles verificam o e-mail.

E o mais importante: Saiba como alcançá-los com seus anúncios logo no início do ciclo de compra – quando eles ainda estão pesquisando, avaliando suas opções ou, possivelmente, até mesmo desconhecendo que precisam de seus serviços.

Rede de Display do Google vs. Rede de Pesquisa

Google Adwords tem duas redes de publicidade diferentes: Pesquisa e Display.

A Rede de Pesquisa do Google permite que você insira anúncios no mecanismo de pesquisa testado e comprovado do Google, onde você pode alcançar os usuários enquanto eles pesquisam palavras-chave e frases específicas.

A Rede de Display, por outro lado, é um pouco mais passiva. Ele integra seus anúncios em websites cuidadosamente escolhidos, onde ele pode alcançar os usuários enquanto eles compram, navegam ou lêem.

Ele também permite anúncios visuais e rich media, em vez de apenas anúncios de texto simples – e considerando que cerca de 90% de toda a informação processada pelo cérebro é visual, isso pode, por si só, ser uma grande mudança no jogo.

• Locais de anúncios da Rede de Display do Google

Mencionei anteriormente que a Rede de Display do Google abrange mais de dois milhões de websites, mas isso não significa que seus anúncios serão publicados em todos eles. A rede é composta de algumas camadas diferentes de sites.

Existem sites do próprio Google, como YouTube, Blogger, etc.; Sites de editores do AdSense , nos quais os administradores de sites podem se inscrever para participar; e sites que participam do DoubleClick Ad Exchange , um mercado de anúncios on-line.

Embora você possa exibir seus anúncios da Rede de Display do Google em qualquer um desses grupos, isso não gerará o maior ROI no final. Para obter os melhores resultados, convém ser um pouco mais seletivo sobre em quais sites da Rede de Display do Google seus anúncios são exibidos.

Para fazer isso, você pode:

• Escolher seus domínios

Chamado de “canais gerenciados”, esse recurso permite que você designe sites, jogos, vídeos, feeds e sites para celular específicos nos quais seus anúncios serão exibidos.

Essa é uma ótima idéia se você realmente se aperfeiçoar nos hábitos e atividades de seu público-alvo e também permitir que você gaste dinheiro apenas em posicionamentos exatos que você conhece.

Exiba seus anúncios nesses sites e garanta que você seja visto pelas pessoas certas.

• Deixar o Google escolher os canais para você

Embora não seja tão prático, você também pode permitir que o Google Adwords escolha e escolha veiculações em seu nome.

Para fazer isso, você simplesmente designa determinadas palavras-chave e tópicos relacionados ao seu anúncio e, em seguida, o Google Adwords escolhe os sites mais relevantes para eles.

Tenha cuidado embora; seguir esse caminho requer muito mais supervisão. Precisa constantemente ajustar sua segmentação se quiser os melhores resultados.

Por fim, embora seus canais sejam importantes, eles não são a única opção que você tem ao criar seus anúncios da Rede de Display do Google.

Você também pode escolher quem vê seus anúncios segmentando determinadas demonstrações, localizações geográficas e muito mais.

Por que você deve bloquear canais de aplicativos para dispositivos móveis na RDG (Rede de Display do Google)

Para todos os leitores com um orçamento de publicidade limitado para o Google Adwords, talvez você queira evitar os canais de aplicativos para dispositivos móveis. Falando de nossa experiência, esses canais para dispositivos móveis não são convertidos nem especificamente para jogos.

• Segmentação na Rede de Display do Google

Exatamente quem você deseja alcançar com seus anúncios da Rede de Display do Google?

Por meio das opções detalhadas de segmentação da rede, você pode anunciar para o público certo para suas metas exatas de mensagens, conteúdo e campanha.

Veja aqui algumas maneiras de criar públicos-alvo segmentados da Rede de Display do Google:

Por interesse: crie o que o Google Adwords chama de público de “afinidade”, segmentando usuários que demonstraram interesse em marcas, sites, produtos ou serviços semelhantes aos seus.

Basta escolher os interesses / tópicos específicos relevantes, incluindo desde moda e viagens até animais de estimação e carros, e permitir que o Google determine quem é o melhor para exibir seus anúncios.

Por demográfico: escolha idade, sexo, estado civil, localização geográfica, dispositivo e até mesmo se o usuário é pai / mãe ou não. Selecione quantos atributos quiser e aprimore o público que será mais eficaz para sua marca.

Por atividade – graças aos cookies, a Rede de Display pode informar quando os usuários navegam por determinadas páginas, preenchem um formulário, compram um produto, abandonam o carrinho de compras ou concluem alguma outra ação em seu site.

Você pode usar esses dados para colocar seus gastos com publicidade em um bom trabalho.

Com uma estratégia chamada “remarketing”, você pode voltar a esses visitantes antigos, que você sabe que têm interesse genuíno em sua marca, com uma mensagem segmentada que os atrai de volta. Essa é uma das estratégias de anúncios on-line mais antigas e bem-sucedidas.

O remarketing ajudará sua marca a ficar em primeiro lugar. Eles podem já estar no próximo site, lendo as últimas tendências da moda e seu banner pode aparecer ao lado desse conteúdo, atraindo-os de volta para uma compra em seu site.

Como eles já estavam interessados nesse produto, é muito mais provável que cliquem no canal do anúncio e convertam. Sem o poder de uma campanha de remarketing, as perspectivas podem desaparecer na web.

A Rede de Display do Google também possui ferramentas integradas de análise e relatórios, para que você possa avaliar constantemente o desempenho de suas campanhas e ajustá-las de acordo.

Certifique-se de monitorar o desempenho do seu anúncio regularmente e fique por dentro de quem seus anúncios estão ressoando.

Lembre-se de que, ao usar o Google Adwords que quanto mais você analisar e ajustar, mais bem-sucedidas suas campanhas serão no longo prazo.

Gustavo Coelho especialista em Google Adwords © 2018 Todos os direitos reservados.