Você Já determinou as palavras-chave e já definiu as palavras-chave negativas, já pesquisou os concorrentes, conhece bem o mercado e tem sua persona bem definida, já montou os grupos de palavras-chave. E agora?

Você precisa determinar quanto dinheiro quer gastar.

Mas primeiro…

…Comece com um orçamento de teste.

Quando você está apenas começando, você vai querer conter seus custos, porque você não sabe o que vai funcionar.

Você está no modo de teste. É possível que sua campanha de teste inicial seja lucrativa, mas você pode apenas equilibrar, ou você pode perder um pouco de dinheiro.

Criamos muitas campanhas lucrativas desde o início, mas você não deve esperar que isso aconteça. Em vez disso, sua mentalidade deve ser que você está investindo em pesquisa de mercado.

Com seus testes iniciais, você obterá insights sobre quais mensagens de anúncio estão repercutindo em seu mercado de destino e também aprenderá quais palavras-chave estão convertendo em leads e clientes qualificados.

Além disso, você poderá testar quais mensagens nas suas páginas de destino funcionam melhor para converter cliques em leads e clientes.

Qual deve ser seu orçamento para teste?

Você pode calcular aproximadamente seu orçamento de teste multiplicando o número de palavras-chave que deseja testar pelo custo por clique e por um mínimo de 100 cliques.

Como regra geral, convém obter pelo menos 100 a 200 cliques em uma palavra-chave para determinar se ela é convertida para você.

Por exemplo, se você for testar 10 palavras-chave com um custo por clique de R$ 1, recomendamos que você estime um orçamento de teste de R$1.000 a R$2.000.

Provavelmente, você terá uma combinação de palavras-chave vencedoras e perdedoras, anúncios e páginas de destino desse teste inicial.

À medida que você vir os resultados, você “podará” sua campanha – mantendo os vencedores, eliminando os perdedores – para levar sua campanha à lucratividade.

Como Definir seu orçamento no Google Adwords

• Basta acessar a plataforma Google Adwords.
• Definir seus lances
• E calcular seu orçamento, com base nos valores informados.
• Lembre-se que os valores não são fixos, podendo variar significativamente. Por isso a importância de monitorar de perto suas campanhas.

Agora…

… Então, abandone o orçamento.

Uma vez que sua campanha seja lucrativa, você deve abandonar o orçamento.

Os anunciantes mais bem-sucedidos não limitam seus orçamentos. Eles sabem que a publicidade eficaz é um dos melhores investimentos que você pode fazer no seu negócio.

Pense nisso: se você está investindo R$1,00 no Google Adwords e obtendo R$1,25 ou R$2,00 ou R$3,00 ou R$5,00 em troca, por que você iria quere colocar um limite nisso?

Supondo que você quer expandir seus negócios, você deve fazer esse investimento quantas vezes forem possíveis.

Concentre-se no ROI, não no custo.

Se você quer ser o anunciante dominante em seu mercado, não pode se concentrar apenas no gerenciamento de custos – você deve concentrar sua energia em maximizar o retorno sobre o investimento (ROI) da publicidade.

Temos um cliente particular que gasta mais de R$10.000 por mês com o Google Adwords. E ele está feliz em fazer isso porque ganha um lucro saudável com essa publicidade.

Na verdade, todos os meses, ele está nos pedindo idéias de como ele pode investir mais dinheiro em publicidade!

Então, como você chega ao ponto de ampliar sua publicidade e captar mais participação de mercado?

Concentre-se no GPC e não no CPC

Você não pode se concentrar apenas no custo por clique (CPC). Muitos anunciantes se concentram apenas em reduzir o CPC.

Eles tentam escrever anúncios melhores para melhorar as pontuações de qualidade do Google Adwords para conseguir cliques mais baratos. Mas isso é apenas metade da equação.

É claro que você deve sempre procurar maneiras de tornar sua publicidade mais eficiente. Mas minimizar o CPC NÃO é onde a alavancagem real está localizada.

Em vez disso, a alavancagem real no Google Adwords é aumentar seus Ganhos por Clique (GPC).

Se você tem o mais alto GPC em seu mercado, pode superar seus concorrentes e obter mais cliques, mais leads e mais clientes. É assim que você realmente ganha o jogo do Google Adwords.

Como calcular seu GPC

É simples.

Basta multiplicar sua taxa de conversão (o percentual de pessoas que clicam para você se tornarem clientes pagantes) pelo valor de seu cliente (a quantia de dinheiro que você ganha, menos os custos de processamento, de um novo cliente).

Aqui está a equação: Taxa de Conversão X Valor do Cliente

Por exemplo, se um cliente médio gerar R$100,00 e você tiver uma taxa de conversão de 1%, seu GPC será de R$1,00.

Isso significa que você pode anunciar de forma lucrativa em palavras-chave com um CPC abaixo de R$1,00.

Mas o que aconteceria se você aumentasse seu GPC para R$1,50 ou R$2,00?

Bem, você poderá aumentar seus lances com lucro e ganhar mais participação no mercado.

Em nossa experiência, quando você aumenta os lances em 50% ou 100%, normalmente você ganha muito mais do que 50% ou 100% em tráfego (normalmente, é um multiplicador efetivo onde você pode obter toneladas mais de tráfego).

Então, se você realmente quer dominar seus concorrentes no Google Adwords, precisa se concentrar em maximizar seu GPC.

Gustavo Coelho especialista em Google Adwords © 2018 Todos os direitos reservados.