Você provavelmente já sabe que o Google Adwords funciona como um leilão, e a forma como você exibe seu anúncio para os públicos-alvo interessados é através de lances em palavras-chave.

Se seu lance estiver correto e seu anúncio for relevante, você terá a chance de aparecer nos resultados da pesquisa.

Mas como impedir que seu anúncio seja exibido quando você sabe que o público não está interessado? É aí que entra uma lista de palavras-chave negativas.

Por definição, o Google define como correspondência negativa como um tipo de palavra-chave que impede o acionamento do seu anúncio por determinada palavra ou expressão.

Os anúncios não são apresentados a quem pesquisar essa expressão.

Vamos discutir a diferença dos tipos de correspondência negativa e como eles funcionam:

• Ampla Negativa

Uma palavra-chave negativa de correspondência ampla, como define o Google, “uma configuração de palavra-chave que permite excluir seu anúncio para pesquisas em que cada palavra, em qualquer ordem, de sua frase-chave aparece na pesquisa”.

Se uma palavra-chave for Negativa ampla, seu anúncio não será exibido a qualquer momento em que o termo inteiro for usado em uma consulta de pesquisa.

Por exemplo, se seu negativo for tênis para corrida, seu anúncio não será exibido para alguém que pesquisar “tênis para corrida” ou “ofertas de tênis para corrida”.

No entanto, quando usado corretamente, isso pode filtrar muitas variações diferentes. Além disso, lembre-se de que isso não impedirá que os anúncios sejam exibidos para variações da palavra.

Isso significa que, se você quiser excluir os dois tênis de corrida (versão singular) e os tênis de corrida, precisará adicionar ambas como palavras-chave negativas.

Por último, mas não menos importante, é importante observar que a correspondência Negativa ampla não restringirá a exibição de anúncios se alguém pesquisar apenas uma das palavras. Portanto, se alguém pesquisar por um sapato plano, você ainda aparecerá, pois a palavra sapato por si só não é negativa.

• Frase Negativa

Uma palavra-chave negativa de correspondência de frase permite que você exclua seu anúncio para pesquisas que incluam a frase-chave exata.

As pesquisas podem incluir palavras adicionais e o anúncio não será exibido, contanto que as palavras-chave sejam incluídas na pesquisa no mesmo pedido.

Esse tipo de correspondência funciona de maneira semelhante aos termos de pesquisa tradicionais, pois excluirá a frase.

Uma palavra-chave negativa é designada como correspondência de frase quando as cotações são usadas ao redor da frase. Lembre-se de que, se alguém pesquisar apenas um dos termos da frase selecionada, seu anúncio continuará sendo exibido.

Por exemplo, se o seu negativo for “hotéis boutique” e um usuário pesquisar por hotéis de luxo, seu anúncio continuará sendo exibido.

Isso também significa que, se palavras adicionais forem usadas na consulta de pesquisa, como em hotéis boutique de luxo, seu anúncio ainda aparecerá como boutique e os hotéis não ficarão próximos um do outro na consulta de pesquisa.

• Exato negativo

Uma palavra-chave de correspondência exata permite que você exclua seu anúncio para pesquisas da frase-chave exata, sem palavras adicionais.

Seu anúncio ainda pode ser exibido para pesquisas que incluem a frase de palavra-chave com palavras adicionais.

Em março de 2017, o Google anunciou que as palavras-chave de correspondência exata não são mais correspondência exata, o que significa que seus anúncios podem ser acionados por variantes da palavra-chave, semelhantes a termos de palavras-chave e frases abrangentes, exceto quando se trata de termos negativos.

Tenha em atenção que este tipo de correspondência elimina muito pouco tráfego, uma vez que apenas exclui pesquisas para o (s) termo (s) exato (s) na ordem em que são utilizadas.

Para designar um termo negativo como Negativo Exato, inclua “[ ]” em torno do termo.

Se alguém usar outros termos em sua pesquisa, seus anúncios continuarão sendo exibidos.

Por exemplo, se o seu negativo for [bolsa azul] e alguém pesquisar a mala azul durante a noite, o anúncio continuará a ser apresentado, uma vez que não corresponde exatamente ao termo negativo.

Observação: variantes aproximadas (qualquer erro de ortografia, singular ou plural, acrônimos, sequências, abreviações da palavra-chave) não se aplicam a palavras-chave negativas.

Portanto, se você quiser bloquear qualquer variante, adicione-os separadamente como uma palavra-chave negativa.

* Dica: no Google negativo frase não pode ser maior que “10 palavras”. Isto inclui uma única letra e pronomes (a, isto, ela, ele, nós, etc.)

O Google e o Bing permitem a adição de palavras-chave negativas nos níveis da campanha e do grupo de anúncios.

No entanto, se você usar vários níveis, os negativos de nível mais baixo substituirão os dos níveis mais altos.

Se você ainda não adicionou palavras-chave negativas à sua conta e não sabe ao certo por onde começar, comece a gerar um Relatório de consulta de pesquisa para analisar o que os usuários estão pesquisando para acessar seus anúncios.

Lembre-se de que o relatório mostra apenas informações para aqueles que clicaram no seu anúncio.

Você também desejará eliminar o tráfego irrelevante que ainda não tenha sido clicado, portanto, pesquise um pouco para ver que outros termos as pessoas podem estar usando.

Por fim, se você não acessou sua lista de palavras-chave negativas há algum tempo, convém reservar um tempo para analisar o que está atualmente na conta.

À medida que sua empresa muda e algumas alterações de palavras-chave são alteradas, os negativos nem sempre são atualizados.

Por isso, embora os termos tenham feito sentido excluir no passado, eles podem ser relevantes agora.

• Como encontrar palavras-chave negativas

Uma das melhores maneiras de encontrar palavras-chave negativas é – você adivinhou – examinando dados reais de consulta do usuário com base em como as pessoas pesquisam. Isso pode ser feito por meio do Planejador de palavras-chave do Relatório de termos de pesquisa do Google Adwords.

Como encontrar palavras-chave negativas com o Planejador de palavras-chave você pode usar o Planejador de palavras-chave do Google Adwords. Ao pesquisar um termo você verá uma lista de pesquisas de palavras-chave relacionadas, além de alguns dados sobre o volume de pesquisas e a concorrência. Use isso para definir as palavras-chave negativas.

Gustavo Coelho especialista em Google Adwords © 2018 Todos os direitos reservados.